Resenha: #Fui

Título: #Fui
Autora: Viviane Maurey
Globo Alt
Páginas: 360



Lully vai viajar! E não é uma viagem qualquer: ela vai passar quatro meses em um intercâmbio nos Estados Unidos e mal pode aguentar tanta ansiedade. Vai ser a primeira vez que ela vai passar tanto tempo longe de casa, ver neve e aproveitar todas as maravilhas que o País do Cheesebúrguer pode oferecer… A única parte difícil é esconder toda essa animação de seu namorado, Eric, que está compreensivelmente enciumado e nada satisfeito com o fato de a namorada ir viver tanta coisa nova longe dele. Logo nos primeiros dias em Lake Tahoe, Lully já descobre qual será sua rotina: MUITA neve no hotel onde vai morar, MUITA neve na estação de ski onde vai trabalhar e MUITA neve para gelar as cervejas das festas que os novos amigos não cansam de organizar. É tudo muito diferente da vida que levava no Brasil, mas, apesar de às vezes parecer difícil se adaptar, Lully está se dando muito bem. Mas isso é só até ela se ver obrigada a fazer uma escolha determinante para o resto de sua vida. A viagem acaba revelando o quanto suas certezas e seguranças podem ser frágeis, e que quem parte em uma grande jornada, dificilmente voltará a ser a mesma pessoa de antes…







“Mudar de país é uma grande aventura, mas o mais difícil é quando a maior mudança acontece dentro da gente…”

A resenha de hoje é do livro #Fui, publicado pela Editora Globo Alt,  da autora carioca Viviane Maurey. A autora é formada em jornalismo, trabalhou com marketing, mídias sociais e foi editora de livros. Hoje a autora se dedica somente à sua carreira de escritora.

Nesse livro vamos conhecer Lully que vai fazer intercâmbio de quatro meses nos EUA, deixando aqui no Brasil sua mãe e seu namorado Eric, porém ela sabe que precisa dessa experiência tanto para o amadurecimento dela como também por ser uma oportunidade única.

Lully tem 22 anos e já namora com Eric por 1 ano e 5 meses. No começo do livro ela tem uma certa confusão em seus sentimentos por se sentir feliz enquanto seu namorado está triste pela viagem dela, mas isso é algo que ela quer muito e nada vai impedi-lá de fazer isso.
"Ninguém controla a vida. A gente não controla nem as nossas escolhas. É tudo ilusão. Você pode achar que tem tudo arquitetado, mas, quando menos espera, a vida te dá um pescotapa pra mostrar quem manda. Aconteceu comigo, vai acontecer com você..."
Após chegar nos EUA ela vai conviver com outros amigos brasileiros, que estão passando pelas mesmas coisas que ela, o emprego dela já está garantido e essa foi uma das seguranças que ela teve antes de viajar. Durante o decorrer do livro amamos alguns dos amigos e odiamos outros deles, mas em especial me apaixonei desde a primeira frase pelo Blue, um menino totalmente determinado, que sempre tem as palavras certas para todas ocasiões, além de ser companheiro e divertido. E com toda essa badalação ela começa a rever seus sentimentos por Eric.

Durante todo o decorrer da história vemos as confusões e dúvidas da Lully. Em vários momentos concordei com ela, porque realmente não deve ser fácil mudar de país e ainda conviver com pessoas totalmente diferente de você. E é nessa convivência que você conhece os personagens secundários e sentem a influência dele na vida e no amadurecimento de Lilly.



O livro é escrito totalmente em primeira pessoa e todo pelo ponto de vista de Lully. Algumas coisas na escrita me incomodaram, uma delas foi a descrição dela, por mais que ela tentou fazer uma descrição bem humorada, ainda assim achei exagerada, principalmente quando falam do bafo matinal e da sua urina. Outro detalhe foi algumas frases em inglês, quem não lê ou não tem nenhum conhecimento em inglês vai ter que ficar com o Google tradutor o tempo todo ligado, já que não temos no rodapé a tradução da frase.
"...Você vai se ver diante de uma encruzilhada de três caminhos, Hécate e o caralho a quatro, porque tudo na vida é regra de três, e vai ter que tomar uma única decisão, mesmo que tenha que matar os outros dois destinos... com as próprias mãos. Essa decisão vai te tornar um assassino, querendo você ou não."
A capa do livro e a diagramação estão lindas e com uma revisão maravilhosa. Acredito que eu não seja o público alvo para essa história , porém é uma história sobre amadurecimento, descobertas e novas chances, e para quem gosta vai ser um prato cheio.









11 comentários:

  1. Raquel!
    Achei que seria um livro mais voltado para facilitar quem consegue esses intercâmbios internacionais e não apenas em relação a convivência com pessoas totalmente alheias a sua realidade.
    “Conhecer os outros é sabedoria. Conhecer-se a si próprio é sabedoria superior.” (Lao-Tsé)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Quando vi a capa, achei ela bem juvenil e bem diferente. A trama do livro já me encantou, a personagem tem aquela determinação de decidi o que realmente quer mas viajar para outro pais realmente não é nada faz. Mas gostei da historia e de como ela e contada!

    ResponderExcluir
  3. Oi Raquel!!!!
    Então pode ser um livro com uma capa linda e uma ótima editora mas não adianta nada se a historia não agrade a todos os públicos, no exemplo das palavras em inglês eu não falo e não escrevo então eu já não sei se seria uma ideia eu querer ler,mas eu não posso dizer nunca vou ler antes de conhecer.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Raquel!
    Eu gostei da capa, e até estava me interessando, o que estragou foi o 'inglês'...eu teria q ficar literalmente com o Google aberto...rsrs Não sei se leira não...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Esse seria um dos livros que eu compraria pela capa. Que capa linda! Porém, eu não gosto quando o autor força o personagem a ser engraçado ou queridinho... acho desnecessário. Quem tem que decidir é o leitor.

    Bju

    ResponderExcluir
  6. Oi Raquel,
    Eu gostei da capa, da sinopse, e até um pouco do enredo, mas parece ser uma historia cheia de cofunções sentimentais, e estou cansada disso um pouco, mas quem sabe mais para frente eu procure ler.

    Beijos,
    Garota Perdida nos Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi Ra. Amei a resenha, principalmente a forma como descreveu a sua opinião.
    Parabéns!
    Super beijos
    Resenhando por Marina

    ResponderExcluir
  8. A capa é simplesmente linda, estava ansiosa mas vou diminuir um pouco, não gosto muito de personagens que são confusas, mas para frente irei ler com certeza.
    Adorei a resenha e sua opinião.
    Um Grande Beijooo.

    ResponderExcluir
  9. Oi Raquel! O livro parece ter uma vibe bem teen e deve ser bem legal para o público alvo! Achei bem paia essa parte de não ter a tradução das coisas em inglês, falha da Editora, eu acho.
    No mais, não sei se seria muitooo o estilo de leitura que eu procuraria, mas se aparecer oportunidade, é claro que darei uma chance! :)
    xoxo

    ResponderExcluir
  10. Oi Raquel,
    A premissa é bem interessante e retrata o sonho de muitos brasileiros. Ter uma experiência como essa pode ser assustador, mas sem dúvida irá acrescentar em muito a vida de Lully, tanto profissional quanto pessoal. Até entendo o namorado dela ficar com ciúmes ou triste porque ela irá passar um tempo longe dele, mas achei essa atitude infantil. É uma oportunidade incrível e ele deveria apoia-la, principalmente se é algo que ela deseja. A capa é mesmo linda, adorei a escolha de cores e os desenhos representando alguns elementos da história.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Que resenha mais bacana. Eu acredito que também não seja o público alvo, mas mesmo assim, fiquei interessada de saber o final. hahha
    Sabe quando o todo acaba não te prendendo e você quer saber o resultado e pronto. Acho que é isso.
    A capa realmente é muito bonita, dá vontade de comprar só de olhar!

    Beijinhos!
    Luar de Livros

    ResponderExcluir