Resenha: Quem é Você, Alasca? - Editora Intrínseca

Título: Quem é Você, Alasca?
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 272


Sinopse:
Miles Halter leva uma vida sem graça e sem muitas emoções na Flórida. O garoto tem um gosto peculiar: memorizar as últimas palavras de grandes personalidades da história, e uma dessas personalidades, François Rabelais, um escritor do século XV, disse no leito de morte que ia em busca de um Grande Talvez. Para não ter que esperar o próprio fim para encontrar seu Grande Talvez, Miles decide fazer as malas e partir. Ele vai para um internato no ensolarado Alabama, onde conhece Alasca Young. Ela tem em seu livro preferido, O general em seu labirinto, de Gabriel García Márquez, a pergunta para a qual busca incessantemente uma resposta: Como vou sair desse labirinto? Miles se apaixona por Alasca, mesmo sem entendê-la, e o impacto da garota em sua vida é indelével.








Sabe aquele livro que você tira da estante só para dar uma folheada e quando você vai ver já está na página 50? Então, foi assim com o livro Quem é Você, Alasca? Pena que meu entusiasmo foi só no começo :/. Não estava nos meus planos ler outro livro de John Green tão cedo, depois que li A Culpa é das Estrelas do mesmo autor fiquei meia traumatizada com ele rsrs. Mas como eu já estava na página 50 dei continuidade a leitura. Vamos ver o que achei dessa obra do autor queridinho dos leitores ( ou não). 

" Passamos a vida inteira pressos no labirinto, pensando em como vamos escapar dele um dia, e como vai ser quando fizermos isso, e imaginando o que o futuro guarda para nós, mas nunca conseguimos de fato sair. Só usamos o futuro para fugir do presente."

O livro logo no começo me conquistou, gosto de livros onde como tema principal tem adolescentes, seus dilemas, dramas, amizades. Me faz voltar numa época da minha vida que curtir demais (nossa como to velha!). Quem é Você, Alasca? Aborda esses temas que é impossível você não se lembrar dessa época ou se você for adolescente não se identificar com algumas cenas do livro.

Miles sai de sua cidade para poder estudar. Lá ele faz amigos e vamos nos divertindo com cada aventura e traquinagem deles, e vamos nos emocionando também com cada drama. Logo quando ele chega ele conhece seu companheiro de quarto Capitão que também se tornará seu amigo na escola. Ele põe um apelido em Miles de Bujão por ele ser completamente ao contrário. Ele é magro e desengonçado. Logo de cara soltei uma boas gargalhadas, mas com medo dessas gargalhadas se tornarem choro, porque vamos combinar que estou falando de Jonh Green aqui né gente. Então pode se esperar tudo dele rsrs.

" O sofrimento é universo é universo. É a única coisa a qual todos, budistas, cristãos  e mulçumanos, estão preocupados."

Alasca foi uma menina que queria muito mais dela no livro. Ela aparece bastante no livro sim, mas sabe quando você tem aquela sensação que mesmo assim não sabe nada dela?. Acho que isso aconteceu porque o livro é todo contado pelo ponto de vista de Bujão. Fiquei muito curiosa par saber mais sobre Alasca. No final do livro tiramos algumas dúvidas mas achei que muita coisa ainda ficou no ar.



Como eu disse no começo  da leitura eu devorei o livro, mas no meio pra lá a  leitura começou a ficar cansativa e diria chato até. Pensei em até mesmo desistir, mas como sou brasileira e não desisto nunca li até o final. E quando cheguei ao final fiquei me perguntando porque não desisti da leitura antes, Fiquei esperando um final espetacular, mas não aconteceu e acho que por isso fiquei tão frustada com o livro.

"Não podemos amar os nossos próximos até sabermos o quanto os seus corações são traiçoeiros."

Mas o livro não é de todo ruim, nas partes que os amigos se juntavam para fazer o tal trote é muito engraça e também quando estão juntos me rendeu várias gargalhadas o que fez o livro valer a pena minha leitura e não ser total perda de tempo.Então gosta de soltar uma boas gargalhadas pode ler que com certeza você vai se pegar lendo nesse livro.

Acho que Jonh Green não foi feliz nesse livro por antecipar o final ou deixar o melhor acontecimento, o "bum da história" pro meio do livro. Depois disso você fica esperando a coisa ficar boa, só que não fica! Fica tudo muito parado, foi uma luta para terminar. Acho que vai ser a primeira vez que digo isso, mas acho que nesse caso aqui o filme vai ser bem melhor que o livro com certeza.

"Ela não me deixou o suficiente para descobri-la. mas me deixou o suficiente para descobrir o Grande Talvez."

Li Quem é Você, Alasca? com muitas expectativas e acho que por isso não curti muito a leitura. Eu indico a leitura para quem gosta de ler aos poucos, acho que assim a leitura será mais proveitosa. Não gostei da leitura mas não quer dizer que não ri, chorei, refleti sobre o meu grande talvez lendo esse livro. Afinal estamos falando de John Green aqui, mas não rolou aquela química aqui entre livro e leitor, que pena :/ . Aos fãs de John Green me desculpe, mas acho que vou ficar um bom tempo sem ler alguma coisa do autor. 







7 comentários:

  1. Oi Ana, sempre quando leio algo a respeito desse livro só leio elogios, esse é um dos livros que eu mais quero ler esse ano ele já está na minha lista de leitura a muito tempo e como sempre sua resenha está ótima bjs.

    ResponderExcluir
  2. A nem eu estava doida para ler o livro agora desistir odeio livros que a historia e entediante é o titulo então caiu bem com que você falou. esperando aproxima resenha tomara que seja do livro que você esta lendo Dançando sobre cacos de vidros quero saber se compensa ler.

    ResponderExcluir
  3. Eu confesso que só li A culpa é das estrelas, não amei o livro, mas me apaixonei no filme.
    Não li mais nada do John Green e na verdade não tenho "tesão" de ler nada dele.
    Se fosse ler esse seria esperando gargalhar nessas passagens como você, mas até aí eu vou por no fim fim fiiiiiimmm da lista ����
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana! Confesso que literatura Sick-lit não é meu gênero favorito, e os livros do Jhon Green parecem se resumir a isso né? Mesmo assim, Li ACEDE e QÉVA? e acho que Quem é Você Alasca supera muito o ACEDE, na minha humilde opinão... Mesmo assim, não tenho vontade de ler nenhum outro livro do autor rsrs.

    Adorei o Blog e já estou seguindo, te convido a visitar o meu!
    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Realmente não sou fã desse autor,na verdade o fato se deve á ele escrever livros que não condiz com o meu gosto literário que é de romance...tá certo que têm o "A Culpa é das EStrelas",mas não me agrada romances com aquele tipo de final,por mais bem escritos que sejam...

    Esse livro me parece ser beemm monótomo mesmo,e sério eu não achei a sinopse interessante,então passo...acho que é uma viagem total a história,com toda a certeza prefiro ficar nos livros de romance... E será que é desse livro que vai sair um filme esse ano? Se eu não me engano é sim...

    Enfim,mesmo não curtindo seus livros,tenho certeza que para quem gosta dos livros do gênero deve ser uma boa pedida,pois se ele faz sucesso e até agora já teve dois livros adaptados para o cinema,com um 3° em andamento,têm seu mérito!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li, mas confesso que não estou muito afim, mas minha amiga me deu de presente e me fez prometer que iria ler, então irei ler no mes que vem mas confesso que não estou colocando muita expectativas.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana! O único livro desse autor que gostei foi A Culpa é das Estrelas. Ainda tentei com O Teorema Katherine e Cidades de Papel, mas não teve jeito. simplesmente cheguei a conclusão que esses livros é pra outro tipo de leitor. Não curti nem um pouco. Sendo assim, não vejo porque insistir com outros livros. Certamente não leria.
    Abraços!

    ResponderExcluir